Cuidados com suas flores: O básico sobre elas.

Atualizado: 15 de Jun de 2018



1. Transporte com cuidado e evite tocar as pétalas Flores são em geral, delicadas e sensíveis ao toque, portanto, amassar ou tocar as pétalas podem num primeiro momento parecer inofensivo, mas em pouco tempo o resultado poderá ser o escurecimento da parte comprimida. Por isso, o primeiro cuidado é com o transporte do seu buquê, para não amassar, cuidando para que ele não sofra quedas e até evitando o toque direto nas flores de forma mais brusca.

2. Livres, leves e soltas Para que facilite o transporte e para visualmente ficarem bem dispostas e valorize a composição do arranjo, precisamos amarrar as hastes das flores no buquê. Mas o quanto antes você às soltar, melhor. Retirando o laço externo, o papel de acabamento e a fita interna, cuide de manusear cuidadosamente para evitar a quebra de caules mais delicados. Cuidado se for mudar a disposição ou separar as flores, pois suas hastes podem ter se cruzado ou se prendido uma à outra.

3. A escolha do recipiente adequado Existem buquês P, M e G, que podem ser usados em um só recipiente ou divididos em vasos distintos. O primeiro cuidado na escolha do vaso correto é saber que peso o mesmo deverá sustentar, atentando para o fato de que quanto mais flores mais peso ele deverá ter e o diâmetro do vaso, assim como o comprimento das hastes, podem criar uma inclinação ao arranjo que pese mais ainda. Por isso vale experimentar, escolher um vaso do tamanho e peso adequados, ou até diminuir o tamanho dos caules, para adequar ao vaso e obter um arranjo seguro e bonito.

4. Menos é mais: cuidado aos detalhes A água é o elemento de maior interferência para as flores e por isso alguns cuidados são essenciais: Coloque o mínimo de água possível no vaso, pois quanto menos água, menor a velocidade de proliferação de bactérias. Além disso, a absorção de água pelas flores é pouca, lenta e se dá apenas pela sua base. Por isso também é interessante, cortar diariamente a ponta das hastes, uma à uma, na diagonal, criando uma base nova e mais extensa possível, para melhor absorção de água. Também não junte as flores antigas, mesmo que ainda estejam bonitas, com as novas, pois isso acelera a decomposição das mais novas. Por fim, limpe as hastes das flores, não deixando que folhas e sujeiras fiquem em contato com a água.

5. Troque a água do vaso com frequência

A água parada é um convite para as bactérias e algas, que promovem o aceleramento da decomposição das flores. Mudando a água uma vez por dia, você prolongará a duração das flores. Se possível prepare a seguinte solução, despeje na água do vaso, e volte com as flores:

•  1/5 copo de água filtrada fria

•  2 colheres (de sopa) de vinagre branco

•  1 colher (de sopa) de açúcar

Esta solução ajuda a evitar a proliferação de bactérias

6. Lave o vaso de maneira apropriada após usá-lo

Não coloque flores novas no vaso sem tê-lo lavado bem, pois as bactérias e fungos produzidos pelas flores que ali estavam anteriormente vão acelerar o processo de decomposição das novas flores, que murcharão em breve tempo. Para certificar-se da limpeza do vaso, use álcool ou alvejante e enxague bem.

7. Mantenha as flores longe do ar-condicionado  As flores se mantêm melhor em ambientes úmidos, e ar condicionado seca os ambientes, cortando assim a duração das flores.

8. Não coloque as flores no peitoril da janela  Embora as flores fiquem bonitas à luz do sol, isso faz com que elas fiquem murchas mais depressa e percam o seu viço em um ou dois dias. Por isso, é conveniente colocar as flores à sombra, onde não peguem luz solar direta.

9. As frutas são suas inimigas

Embora possa ficar bonito um ramo de flores perto de uma fruteira, estas abreviam a vida do buquê. As frutas emitem um gás chamado etileno, que acelera bastante a decomposição das plantas.

10. A maioria das flores não têm perfume  O seu nariz está muito bom, o que acontece é que a maioria das flores decorativas não têm perfume. Algumas terão, mas em geral nem todas possuem um belo aroma. Mas são lindas por si só. Não borrife perfume ou aromatizantes nelas, pois a composição química destes produtos pode queimar ou ressecar as flores rapidamente.





Outras dicas para conservar suas flores frescas por mais tempo


• As flores frescas cortadas devem ser usadas para decoração de interiores, isso porque não devem ser expostas diretamente ao sol. O lugar onde for colocar suas flores deve, portanto, ser arejado e com iluminação indireta.

• Excesso de umidade também é nocivo. Em cidades cujas taxas de umidade do ar sejam altas, como nas cidades litorâneas, é recomendável fazer uma proteção de vidro para as flores, ou colocá-las em salas com ar condicionado.

• Não fique tocando nas flores e folhas. Folhas e flores também não precisam ser regadas. Se, por algum motivo, as flores acumularem pó sobre suas pétalas, use um secador de cabelo na temperatura fria e menor potência, para limpá-las.

• Em dias quentes, colocar as flores na geladeira por algumas horas, também fará com que as flores conservem-se bonitas por mais tempo.

• O cobre é fungicida, por isso colocar uma moedinha de cobre no vaso, pode ajudar a conservar as flores, embora possa modificar um pouco suas cores.

• Uma pequena dose de água sanitária, também pode ajudar a conservar suas flores por mais tempo, entretanto, o caule pode adquirir uma aparência esbranquiçada. Uma alternativa à água sanitária é usar uma pequena porção de anti-séptico bucal.

A aspirina é ácida e impede as bactérias de se proliferarem. Porém, não é tão eficiente quanto os outros conservantes de flores, e pode ser mais cara se você trocar a água todos os dias.

• Em flores que soltam leite, como o bico de papagaio, passe água quente para retirar o leite ressecado antes de colocá-la na água fria.


Prontinho, flor! Agora é só curtir a semana toda com seu #maisflorporfavor.


0 visualização
  • The Rose Garden - Facebook
  • Instagram The Rose Garden Flores

QUER RECEBER MAIS INFORMAÇÕES
E GANHAR FLORES TODOS OS DIAS?

Cadastre-se para receber nossa Newsletter mensalmente e concorra a flores toda semana.
Simples assim! Cadastre, fique por dentro e participe de sorteios semanalmente.

©2018 | The Rose Garden | Flores Premium com Entrega VIP Gratuita - Belo Horizonte / MG - Brasil

0

CARRINHO