top of page

Vida, Energia e Força

Atualizado: 17 de set. de 2020


O Girassol simboliza vida, energia e força, representando o que desejamos a todos neste o Setembro Amarelo. A sua cor expressa a vitalidade e reflete a energia positiva do sol.


Pensando no fato de estarmos isolados há seis meses, nesse Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro) vamos refletir sobre alguns pontos:


Nesse tempo todo, você tem falado com seus amigos, colegas e parentes?


Percebeu que alguém se isolou muito?


Já pensou se este alguém pode estar precisando conversar sobre o que sente?


Precisamos desmitificar o tabu que dificulta a busca por ajuda. Convidamos você a procurar saber como estão as pessoas que fazem parte da sua vida ou que se recolheram e estão muito fechadas em seu mundo. Sem ser invasivo, de forma leve, procure saber como estas pessoas estão. Mande uma mensagem, ligue, puxe conversa.


E se é você que está lutando para se sentir vivo, saiba que falar é a melhor solução. Pode parecer clichê, mas, você não está sozinho. Não se sinta envergonhado, excluído ou discriminado. Não tenha medo de expressar seus sentimentos. Falar tem efeitos positivos e pode te mostrar alguns caminhos que você não está enxergando sozinho.



INFORME-SE


Há seis anos, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Para saber mais, acesse: www.setembroamarelo.com.


Outro ponto de apoio é a ONG Centro de Valorização da Vida (CVV) que, desde 1962, presta apoio emocional e preventivo, atendendo de forma voluntária e gratuita, quem quer e precisa conversar sigilosamente, a qualquer dia e hora. Acesse cvv.org.br ou ligue 188.


Fique atento aos sinais. Ao percebê-los, procure ou incentive a busca por um psicólogo ou psiquiatra.


Cuide de quem você conhece.


Divulgue, ajude a combater o estigma e a salvar vidas!


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page